O Instituto Banco de Olhos dos Lions Clubes do Rio Grande do Norte – IBOL – RN, é uma Associação filantrópica, sem fins econômicos, fundado em 14 de março de 2005, constituído de sócios ativos através dos Lions Clubes do Rio Grande do Norte, tendo personalidade jurídica de direito privado com sede e foro em Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte podendo ter atuação em todo o Estado.
O IBOL/RN tem como objetivos a prestação de serviços médicos e oftalmológicos em geral, tais como: exames, consultas e cirurgias de pequena a grande complexidade, oferecer campo de estágios para estudantes universitários, organizar e instalar cursos, seminários, simpósios e congressos, em convênios com universidades, e oferecer residência médica na área de oftalmologia.
O IBOL-RN, com vistas a viabilizar tais objetivos, está construindo uma unidade hospitalar no município de São Gonçalo do Amarante, que será o Hospital de Olhos do RN, nas proximidades da capital do Estado, e será destinado a atender a população carente do município e dos municípios vizinhos, podendo receber pacientes de todo o Estado do Rio Grande do Norte. Tal empreendimento visa suprir as carências da população desta área urbana que, notadamente, necessita de cuidados médicos na área de oftalmologia.
O empreendimento está sendo construído com recursos próprios e de parceria com o Governo do Estado do RN, devendo receber ainda recursos oriundos de outras parcerias com o setor público e privado, Lions Internacional e de promoções realizadas pelos Lions Clubes.
Tal unidade será dotada de recepção, secretaria, setor de contabilidade, sala para consultas, enfermarias, salas de exames, vestiários e repouso para médicos, área de rouparia e lavanderia, salas de aulas, auditório, centro cirúrgico, salas de repouso para pacientes, refeitórios, almoxarifado, administração, sala para assistente social, perfazendo 1.200m² de área útil. A instalação predial terá dois pavimentos com 600m² cada.
A construção será realizada em três etapas: a primeira etapa, para consultas, exames e pequenas cirurgias; a segunda etapa, cirurgias de médio e grande porte; e a terceira etapa, para eventos da área médica, incluindo auditório para 200 pessoas e ala para residência médica na área de oftalmologia.
O hospital deverá utilizar mão de obra do município, desde a sua construção até o seu pleno funcionamento, fazendo-se necessário uma parceria do IBOL com a Prefeitura Municipal para o treinamento e qualificação da mão-de-obra a ser utilizada.
A Pedra Fundamental do Hospital Banco de Olhos do RN, do IBOL-RN, foi inaugurada no dia 21 de novembro de 2005, pelo Vice-Presidente do Lions Clubes Internacional, CL Jimmy Ross, com as presenças do Diretor Internacional do Lions, CL Sebastião Braga, do Presidente do Distrito Múltiplo LA, CL Ricardo Gurgel, do Governador do Distrito LA-5, CL David Mangueira, do Prefeito de São Gonçalo do Amarante, CL Jarbas Cavalcanti, e de lideranças municipais e leonísticas. Na ocasião, o CL Jimmy afirmou em seu discurso que estava entusiasmado com a iniciativa da construção desse empreendimento, que atenderá grande número de pessoas carentes, e que estava disposto a ajudar na construção, desejando ver a conclusão da obra.
A criação é das arquitetas Aline Diniz de Araujo Balloussier e Tatiana Cristina de Araujo Gurgel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário